Semana da Responsabilidade Social
Ontem em Leiria
A Interformation participou ontem num seminário dedicado a competências, no âmbito da Semana da Responsabilidade Social, organizada e promovida pela APEE (Associação de Ética Empresarial) e pela APEAFOP (até ontem Associação da Entidades Formadoras Acreditadas mas agora com outra designação que não consegui fixar… mais ensino e aprendizagem).
A tema de ontem foram as competências, no seu sentido mais lato. Não resumindo o que lá se passou, deixo algumas afirmações que se destacaram:
- A RS tem dimensões: económicas, legais, éticas e filantrópicas. Nenhuma é menor!
- Mais uma vez, como tem sido hábito, o IEFP, na pessoa da Dr.ª Conceição Matos, apresenta como principal problema nacional: abandono escolar precoce! Que as nossas empresas não apostam na formação (já se tornou uma redundância). Que as entidades formadoras deixarão de ser acreditadas e passarão a ser certificadas. Pelos vistos ou melhor, pelo que foi dito, parece que se aproxima uma simplificação de processos. Assim seja!
- 22% das empresas portuguesas fazem formação: a média europeia é 50%.
- A Câmara Municipal de Loures, representada pela Sr.ª Vereadora Emília Figueiredo, faz um trabalho notável no âmbito da RS. Um trabalho exemplar, que deveria ser replicado noutras autarquias.
- Espantoso e no âmbito dos processos de certificação de competências, foi dito que “há empresas que vendem portefólios”!
Nada de muito novo mas a assumpção clara da Aprendizagem ao Longo da Vida como objectivo estratégico para 2020! Vamos ver como!
PE
0 comentários:
Enviar um comentário